O que você precisa saber para comprar celular no Paraguai

O que você precisa saber para comprar celular no Paraguai

Em razão do ótimo custo-benefício, muitos brasileiros optam por comprar celular no Paraguai, onde é possível encontrar itens originais e baratos.

Com essa crise, quem não quer economizar na hora das compras? Pensando nisso, neste post, abordaremos as principais vantagens de adquirir um smartphone no país, informaremos quais são os modelos mais procurados, como fazer a compra com segurança e as principais formas de pagamento existentes. Acompanhe a seguir!

Quais são as vantagens de comprar celular no Paraguai?

A principal vantagem de comprar o aparelho no Paraguai é o preço mais baixo. Dependendo do modelo, um smartphone adquirido em solo paraguaio custa metade em relação ao valor praticado no Brasil.

Isso acontece porque a logística para o produto chegar até o país é mais simplificada. Diferentemente do Brasil, não há necessidade de a mercadoria passar por vários portos, aeroportos e rodovias.

Vale lembrar também que o processo de importação no Paraguai é mais rápido e os impostos são menores em relação ao Brasil. Além disso, os lojistas paraguaios costumam trabalhar com uma margem de lucro mais baixa em relação aos brasileiros. Todos esses fatores, somados, contribuem para que o preço seja menor ao consumidor final em terras paraguaias.

Outra vantagem é que vários modelos vendidos têm garantia internacional. Isso aumenta a segurança e facilita a troca do celular se acontecer algum imprevisto.

Quais são os modelos mais procurados?

Os eletrônicos mais procurados contam com tecnologia 4G, boa memória (que possibilita o armazenamento de várias mídias e facilita a instalação de diferentes aplicativos) e câmeras de alta resolução, que permitem que fotos e vídeos sejam feitos com boa qualidade. Veja, abaixo, quais são os cinco smartphones mais procurados no Paraguai.

iPhone 7 32 GB

O smartphone da Apple conta com sistema iOS e apresenta um display de 4,7 polegadas. A resolução dele é de 134 x 750 pixels. O dispositivo móvel conta com bluetooth, tecnologia 4G, que possibilita a transferência de dados e a navegação na Internet, permite a conexão via wi-fi e o GPS está incluso. O aparelho conta com uma câmera de 12 megapixels e a espessura dele é de 7,1 milímetros.

Galaxy S7 Edge 32 GB

Esse modelo tem tela de 5,1 polegadas e com resolução de 2560 x 1440 pixels. O smartphone permite a conexão com a Internet via 4G ou wi-fi.

Um dos seus principais benefícios é a câmera de 12 megapixels. Com ela, é possível tirar fotos com uma resolução de 4290 x 2800 pixels e gravar vídeos em 4K (a resolução com maior qualidade no mercado) em 3840 x 2160 pixels. A espessura do aparelho é de 7,9 mm.

Motorola Moto Z 32 GB

O aparelho conta com display de 5,5 polegadas e com uma resolução de 2560 x 1440 pixels. Assim como os modelos anteriores, é possível conectar à Internet via 4G ou wi-fi. O celular tem uma câmera de 13 megapixels que permite tirar fotos com dimensão de 4160 x 3120 pixels e, também como o anterior, permite a gravação de vídeos em 4K. A espessura do dispositivo móvel é de 5,2 milímetros.

LG K 10 16 GB

O smartphone do sistema Android conta com tela touchscreen de 5,3 polegadas e apresenta resolução de 1280 x 720 pixels. O aparelho possibilita a conexão com a Internet via wi-fi e vem com GPS. A câmera do celular é de 13 megapixels. Por meio dela, é possível tirar fotos com dimensões de 4160 x 3120 pixels e fazer a gravação de vídeos em alta definição ou full HD, com resolução 1920 x 1080 pixels. A espessura do aparelho é de 8,8 mm.

Asus Zenfone 3 32 GB

O celular conta com display de 5,2 polegadas e resolução de 1920 x 1080 pixels. Entre os principais recursos oferecidos, está a conectividade com a Internet via wi-fi ou 4G. A câmera do aparelho é de 16 megapixels e ela permite fotos com dimensão de 4608 x 3456 pixels, além da gravação de vídeos em 4K. O smartphone tem espessura de 7,7 milímetros.

Como comprar com segurança?

Apesar das vantagens, é necessário tomar alguns cuidados para comprar celular no Paraguai. Entre eles, desconfiar de ofertas muito abaixo da média, verificar se o aparelho tem garantia internacional — e que, portanto será aceita no Brasil —, conferir se há cobertura de assistência técnica em solo brasileiro e se o sinal de 4G é compatível com as operadoras brasileiras.

Procure comprar em lojas grandes, de nome e que já estão há bastante tempo no mercado. Dessa forma, reduz-se muito a chance de comprar um item pirateado. Após a aquisição de um bem, sempre peça uma nota fiscal.

É importante evitar aceitar qualquer ajuda que oferecerem na rua. Também não faça compras em estabelecimentos pequenos aos quais os guias o levam.

Como muitos centros comerciais do Paraguai são de intensa circulação de pessoas, é importante ficar atento aos seus pertences, como carteira, celular e câmera. Procure colocar o seu dinheiro em bolsos com zíper ou doleiras e sempre na frente.

Quais são as formas de pagamento?

As lojas paraguaias aceitam pagamentos em real, dólar, guarani ou cartão internacional. Na última opção, porém, não há como fazer o parcelamento na maioria dos casos, e várias lojas cobram de 5 a 10% a mais nas compras efetuadas por cartão. Você terá que pagar imposto em cima do produto e a cotação da moeda pode variar conforme o dia da aquisição do bem.

A melhor maneira de economizar nas compras feitas é comprando à vista e em dólares. Vale muito a pena ir a uma casa de câmbio no Paraguai e fazer a troca de reais por dólares, porque, lá, não incide imposto para fazer essa operação.

As lojas aceitam pagamento em moeda brasileira, como mencionado, porém a cotação não é muito boa e você paga mais caro por adquirir um item usando o real como forma de pagamento.

O celular é isento de Imposto de Importação?

Depende da circunstância. Se o smartphone for considerado na fiscalização como um item de uso pessoal — como roupas, cosméticos, produtos alimentícios, bebidas etc. — você não pagará imposto quando chegar ao Brasil. Caso contrário, será necessário pagar o tributo, de acordo com a cota de 300 dólares para viagens via terrestres e 500 dólares para voos internacionais.

Evite carregar o seu aparelho atual ao adquirir o celular no Paraguai. Utilize o smartphone assim que retirá-lo da caixa e use-o antes de retornar ao Brasil. Se possível, procure comprovar que ficou hospedado por alguns dias no exterior.

Dessa maneira, o aparelho será considerado um produto de uso pessoal e você não pagará imposto quando chegar à alfândega brasileira.

Os preços mais baixos de smartphones são um grande atrativo para muitas pessoas que fazem compras no Paraguai. Porém, é necessário tomar alguns cuidados para que essa compra não se torne um pesadelo e gere prejuízos.

Tem alguma dúvida sobre como comprar celular no Paraguai? Está interessado em comprar um novo smartphone no país? Entre já em contato com a gente.